Valuation: o que é? Por que fazer?
- Pedro Cardoso
- 3 de fev. de 2021
- 4 min de leitura
Valuation nada mais é que um termo em inglês que significa Avaliação de Empresas. Mas o que ele representa é sim extremamente importante e crucial para a tomada de decisão, e é isso que veremos nesse artigo.
Essa metodologia é utilizada no processo de avaliar quanto uma empresa vale no mercado, no momento do cálculo. Isto é, determina seu valor real, ou seu valor intrínseco, determinando seu preço justo e o retorno de um investimento feito em suas ações.
É muito importante ressaltar que essa metodologia de precificar ou atribuir valor a uma empresa, diz respeito a estimativas futuras de seu desempenho. Nesse sentido, o resultado desse investimento pode divergir do cálculo atual caso tenha um acontecimento fora do esperado, seja por fatores internos ou externos.
Assim, se levamos em consideração que as premissas de cálculo são os fatores para encontrar o valor, em um modelo de Fluxo de Caixa descontado por exemplo, o valor definido por uma parte pode ser diferente do valor encontrado por outra. Pensando desta forma, podemos dizer que o Valuation não é apenas uma fórmula matemática, mas sim uma metodologia que envolve fatores subjetivos e que variam de investidor para investidor.
Por que fazer um Valuation
Ninguém gosta de pagar caro ou vender barato qualquer ativo que seja, correto? Pense em você como consumidor, aceitaria pagar R$ 100,00 em 1kg de arroz? Provavelmente não, bem como o vendedor também não gostaria de comercializar a R$ 1,00.
No exemplo acima, como um caso mais pratico e simples, o consumidor deve procurar o preço de produtos relacionados em outros pontos de vendas e comparar seus preços. Se a média de preço este em torno de R$ 6,50, temos um exemplo claro e objetivo que R$ 100,00 é extremamente caro. Se quisermos aprofundar e pesquisar qual o custo de produção do arroz, podemos concluir que não é possível comercializá-lo a R$ 1,00.
Ao comparar preços, analisar custos, buscar o preço justo de um produto o consumidor está fazendo um Valuation no seu dia a dia, simples, mas está. Então por que não fazer na sua empresa?
O mercado financeiro é outro exemplo que utiliza essa metodologia no seu dia a dia para avaliar se o preço dos ativos em negociação na B3 está caro ou barato, se vale a pena investir ou não. Outro uso importante é no IPO de grandes empresas, no momento de abrir capital é extremamente importante saber o valor justo para atrair investidores, pois um Valuation descasado da realidade pode levar a operação a um fracasso.
Podemos ver como o Valuation está mais presente no nosso dia a dia do que imaginávamos, mas quais os benefícios para as pequenas e medias empresas?
Um bom gestor tem o domínio sobre os mais diversos pontos da organização, isto porque, quanto mais souber sobre a realidade do seu negócio, mais rápido ele conseguirá tomar decisões estratégicas sobre aumento de receita, redução de custos, melhora nas margens e lucratividade, que impactam diretamente no valor de uma empresa. As análises realizadas para descobrir seu valor de mercado destacam os principais pontos que influenciam o dia a dia, possibilitando a adoção de medidas para melhorar o resultado do negócio.
Além de deixar claro e tornar simples acordo entre administradores, sócios e investidores, essa metodologia mostra o valor da empresa para operações de venda, fusão, parcerias entre outras.
Tipos de Valuation
Agora que você entendeu a importância de um Valuation, vamos falar de como efetuá-lo. Existem diversas formas, mas nesse artigo iremos comentar as 3 principais.
Fluxo de Caixa Descontado (FCD)
O Modelo de Fluxo de Caixa Descontado propõe uma visão de trazer a valor presente a capacidade da empresa gerar receita e lucro no futuro aplicando um desconto do risco associado ao investimento. Ou seja, neste método o Valuation considera os investimentos feitos em ativos operacionais, seu custo de capital e os riscos do negócio.
Neste modelo é necessário prever o futuro da empresa, com isso, quanto maior o tempo analisado menos precisos se tornam as projeções. Afinal é mais simples projetar o próximo ano do que para daqui a 10. Pensando assim, a base de cálculo mais comum usa por volta de 5 anos, podendo ir até 10, variando de acordo com seu nível de previsibilidade.
Os pontos principais deste modelo são a apresentação para a companhia os seus riscos e a capacidade de mostrar uma avaliação do caixa de médio prazo.
Como havíamos comentado antes, como as previsões são uma forma de montar o futuro da empresa, recomenda-se uma análise de sensibilidade complementar a este modelo, levando em consideração assim diversos cenários.
Múltiplos de Mercado
O Valuation calculado a partir desta metodologia, leva em consideração uma avaliação comparativa de indicadores de empresas que atuam em um mesmo setor. Ou seja, efetua-se uma análise comparativa do desempenho econômico-financeiro de empresas com características similares a empresa que está sendo analisada.
Esta é uma das formas mais simples de analisar, pois é de fácil aplicação, embora nem toda empresa possua concorrentes com negócios similares para tal. É extremamente difícil encontrar operações idênticas.
Entre os valores utilizados nesse tópico, os mais comuns são os indicadores de lucro, como o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), por exemplo.
A ressalva importante deste modelo é que não analisa o momento da empresa, e sim uma fotografia.
Contábil
Neste método é considerado simplesmente a contabilidade da empresa, ou seja, seu patrimônio líquido.
Mesmo abatendo possíveis descontos referente a depreciação e amortização do período, essa metodologia não costuma ser suficiente para estabelecer um valor real.
O ponto fraco, e que normalmente desqualifica esta forma de cálculo, é que não é considerado nenhum bem intangível, como marca, franquia, patente, etc.
Ficou com alguma dúvida? Será um prazer discutir e explicar mais sobre essa importante ferramenta na gestão financeira de uma empresa.


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